Avanços na Indústria Automotiva com o Programa Mover
Nos próximos três anos, R$ 210 milhões serão investidos em projetos de sustentabilidade e inovação na cadeia automotiva brasileira, pelo Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). Essas iniciativas visam impulsionar tecnologias mais limpas e eficientes para o setor.
Os projetos, aprovados na chamada Projetos Estruturantes, envolvem investimentos de recursos não reembolsáveis e contrapartidas das empresas, com foco na descarbonização, digitalização e uso de materiais inovadores. As montadoras Volkswagen, Stellantis, General Motors, Hyundai e Toyota, além das siderúrgicas Usiminas e CSN, lideram essas ações, que serão gerenciadas pelo Senai e Embrapii.
Motor a etanol de alta eficiência e sustentabilidade
Um dos destaques é o projeto de desenvolvimento de motores a etanol para veículos leves, que combina alta taxa de compressão, combustão ultra pobre e ignição distribuída. Essa tecnologia busca otimizar desempenho e diminuir emissões, alinhando-se às metas de redução de carbono da indústria automotiva.
Participam entidades de renome, como o ITA, e empresas como VW, Stellantis e GM. Essa iniciativa representa um avanço importante na utilização de combustíveis renováveis, contribuindo para a soberania tecnológica do Brasil.
Inovação na produção de aço com pegada de carbono zero
Outro projeto relevante é a transformação da siderurgia com uso de hidrogênio como redutor para a produção de aço de baixa pegada de carbono. Com infraestrutura inédita no Hemisfério Sul, essa tecnologia visa reduzir significativamente as emissões de CO2 na cadeia automotiva, impactando positivamente o meio ambiente e impulsionando a sustentabilidade das indústrias.
Assinam essa iniciativa o IPT-SP, Usiminas, CSN e grandes montadoras como a Mercedes-Benz, que visa impulsionar a descarbonização do setor, alinhada às metas globais de sustentabilidade.
Sistemas de assistência autônoma e nanotecnologia
Outra frente de inovação é o desenvolvimento de sistemas ADAS (Assistência de Condução Avançada) com radar nacional, garantindo autonomia tecnológica e redução da dependência externa. O projeto inclui a criação de protótipos funcionais de câmeras e radares para funções de frenagem automática e controle de cruzeiro.
Complementando esses avanços, o Hub do Grafeno buscará fabricar nanocompósitos leves e sustentáveis, aplicáveis na fabricação de peças automotivas mais eficientes, promovendo inovação nos materiais utilizados na indústria.
Fonte: informações do Governo Federal, Senai, Embrapii e institutos de pesquisa envolvidos nos projetos