Menu dropdown


Mulheres ocupam somente 7% dos cargos de alta gestão na indústria; experientes, executivas são exemplos de como esse ecossistema precisa avançar

Publicado em 08/03/2023

A diversidade de gênero é um tema cada vez mais discutido no setor automotivo. Mas as montadoras e outras empresas e entidades que compõem esse ecossistema ainda precisam avançar na contratação e indicação de mulheres para posições de comando. 

De acordo com o estudo Lideranças do Setor Automotivo, realizado pela Automotive Business, apesar dos recentes esforços para acelerar a diversidade nas empresas, ainda não há reflexo desse movimento no perfil da liderança. 

As mulheres estão em apenas 7% das cadeiras da alta gestão. O panorama é ainda pior quando se trata de profissionais negros, com apenas 3% de participação em posições de alta gestão.

Esse percentual cresce para 11% na média gestão. Porém, ainda distante de trazer a representatividade da população brasileira, que é mais de 50% feminina e negra.

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, confira cinco profissionais que atuam em posições de comando e que são exemplos de como a presença de lideranças femininas é fundamental para as estratégias do setor automotivo no Brasil e no mundo alcançarem melhores resultados.

Maru Escobedo | BMW

























Maru Escobedo é a primeira mulher no cargo de presidente e CEO do BMW Group Brasil. A executiva ocupa o cargo desde o início de 2023 e antes era a líder da marca alemã no México.

Com mais de 20 anos de experiência internacional no mercado de marcas premium, Maru está na montadora desde 1998. A executiva também atuou na Alemanha, onde gerenciou diferentes funções de vendas para as marcas BMW e MINI na Europa.

Priscilla Cortezze | Volkswagen



























Priscilla Cortezze é a primeira brasileira a desempenhar um papel de liderança em nível mundial na comunicação da Volkswagen. Diretora global de comunicação corporativa da montadora, a executiva também atuou como diretora de comunicação e sustentabilidade do grupo no país.

Jornalista especializada na indústria automotiva, Priscilla ingressou na VW em 2018 como diretora de assuntos corporativos e relações com a imprensa. A executiva também ocupou posições de liderança em relações públicas na Microsoft e no Citibank.

Ana Theresa Borsari | Stellantis 

























Ana Theresa Borsari atua como líder global de experiência digital e do cliente na Stellantis desde 2021. A executiva acumula uma longa experiência no grupo e antes do atual cargo foi diretora geral das marcas Peugeot, Citroën e DS para o Brasil. 

Ela iniciou a carreira no setor automotivo em 1995, no posto de diretora de atendimento ao consumidor na Peugeot. Também foi diretora de marketing e coordenadora comercial da marca na França.

Em 2015, Ana Theresa retornou para o Brasil na posição de diretora geral da Peugeot para iniciar o plano de reestruturação comercial da montadora e de suas concessionárias no país. Por muito tempo, foi a única mulher em posição tão elevada dentro de uma marca de veículos no Brasil.

Gleide Souza | BMW e Anfavea


























Gleide Souza é um dos grandes nomes da indústria automotiva no Brasil. Como diretora de relações governamentais da BMW, ela foi uma das negociadoras para a instalação da fábrica da marca premium em Araquari (SC).

A executiva também atua como vice-presidente da Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no Brasil. Na entidade, contribui com o desenho de estratégias para o segmento e em diálogos com o governo. É uma das mulheres mais longevas em tal posição.

Ana Cristina Santos | DAF Caminhões























Ana Cristina Santos, diretora de compras da DAF Caminhões, lidera o planejamento, gestão e controle de processos da companhia.

Formada em engenharia de produção e pós-graduada em marketing, administração de empresas e gestão de negócios, a executiva acumula 25 anos de experiência no ecossistema automotivo. Ana passou por diferentes empresas, incluindo Bosch, Wabco e Valeo. Mulheres ocupam somente 7% dos cargos de alta gestão na indústria; experientes, executivas são exemplos de como esse ecossistema precisa avançar

Compartilhe:

 

Fonte: Automotive Business

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.