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Segundo Anuário da Mobilidade Elétrica, modelos com a tecnologia têm condições de responder por 30% da frota circulante do país

Publicado em 06/02/2023

As vendas de Veículos Elétricos a Bateria (BEV, da sigla em inglês para os modelos que rodam apenas com a esse tipo de energia) e Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) pode alcançar a marca de 84,6 mil unidades por ano daqui a dois anos, em 2025. Já em 2030, o volume tende a saltar para 823,5 mil unidades.

As projeções são do 2º Anuário Brasileiro de Mobilidade Elétrica, elaborado pela Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

O total descrito acima são as estimativas para o cenário agressivo, o mais otimista, segundo o documento. Nesse contexto, a venda de BEVs pode crescer 58% até 2025, ano em que as vendas projetadas podem bater as 13.700 unidades, com uma frota total de 36,3 mil. Para o fim da década, o número pode chegar a 133,5 mil veículos licenciados, uma frota próxima a 199 mil unidades.

O anuário projeta também um cenário de crescimento moderado, em que as vendas dos BEVs somariam 9,5 mil carros em 2025, com uma alta anual de 45%, alcançando frota de 29 mil veículos. Para 2030, ano em que diversas montadoras têm como meta oferecer apenas opções eletrificadas em seu portfólio, a expectativa sobe para 80 mil unidades, um crescimento anual de 53%, totalizando 128 mil.

Participação dos veículos eletrificados nas vendas pode chegar perto de 6%

Em termos de participação no total de veículos licenciados no Brasil, no cenário moderado a contribuição se elevaria para 0,5% em 2025, chegando a 3,5% em 2030. Já na estimativa mais otimista, a participação projetada de 0,7% em 2025 passaria para 5,8% em 2030. 

Já quando se trata da participação desses modelos na frota nacional, nesse contexto de evolução mais agressiva da tecnologia, a participação sairia de 0,1% em 2025 para 0,5% nos cinco anos seguintes.

Híbridos plug-in devem puxar eletrificação no Brasil 

Enquanto, de certa forma, os veículos puramente elétricos tendem a expandir sua presença no Brasil em ritmo moderado, os híbridos plug-in (PHEV) devem impulsionar o processo de eletrificação no país nos próximos anos.

Já em 2025 devem ser licenciados 70,9 mil unidades, com uma frota estimada em 180,6 mil. Após cinco anos, a estimativa mais otimista é de emplacamento anual de 690 mil unidades. Com isso, o país pode alcançar uma frota de 1,2 milhão de veículos elétricos híbridos plug-in.

Com esse crescimento o segmento poderia responder por até 30% da frota brasileira de veículos em 2030, considerando uma expansão mais agressiva, ou até 18%, caso a evolução das vendas aconteça de forma moderada.

Projeções ajudam a planejar políticas de mobilidade

Segundo o anuário, as projeções são relevantes para o planejamento de políticas públicas para o setor de mobilidade elétrica. "Os resultados, por representarem uma visão geral dos segmentos da mobilidade, indicam a percepção do setor sobre o panorama atual no país, e não uma visão institucional específica, e, por isso, podem contribuir para orientar a tomada de decisões”, destacou o documento.


Segundo Anuário da Mobilidade Elétrica, modelos com a tecnologia têm condições de responder por 30% da frota circulante do país

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Fonte: Automotive Business

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