Menu dropdown


Maxion estabelece estratégia baseada em três etapas para tornar sua operação mais sustentável

Publicado em 29/11/2022

A busca por carbono zero tornou-se mandatória em todas as atividades da economia global, em especial a indústria. Na cadeia automotiva essa estratégia ficou ainda mais latente nos últimos anos, com metas cada vez mais ousadas em prol de práticas mais sustentáveis para o desenvolvimento.

Esse desafio está para grande parte das companhias, porém, não está apenas em produzir um produto final mais eficiente e socialmente responsável. Por isso, os fornecedores da indústria automotiva estabeleceram estratégias de carbono zero em todos os processos, ou seja, de ponta a ponta da cadeia.

Carbono zero: três fases para alcançar 

Empresas como a Maxion Structural Components (MSC) definiram metas bastante agressivas rumo ao padrão zero carbono. No caso da fornecedora de componentes estruturais automotivos, que faz parte do grupo Iochpe-Maxion, foram consolidados três grandes ciclos no planejamento da companhia para alcançar a sustentabilidade plena em seus negócios.

"A Maxion tem como objetivo ser líder em seu segmento buscando as melhores práticas no desenvolvimento das suas atividades, processos, produtos e serviços, de forma saudável, segura e sustentável. Nos últimos anos, temos desenvolvido nosso processo de governança em sustentabilidade, evoluindo ano a ano, e obtendo excelentes resultados”, ressalta Renato Brighenti, CEO da Maxion Structural Components.

1 - Fontes de energia

O primeiro passo da Maxion em direção ao carbono zero foi direcionar seu foco para as fontes de energia consumidas. As fabricas instaladas no Brasil já são abastecidas com 100% de energia elétrica oriunda de fontes renováveis.

Segundo a MSC, desde 2021, as unidades operam com energia eólica e de biomassa. Uma mudança obtida graças aos esforços das áreas de Compras e HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da companhia.

O mesmo trabalho está sendo ampliado na fábrica do México, com previsão para que 43% da energia elétrica consumida pela planta de Castaños, ainda em 2022, também seja de fonte renovável. 

"Nosso objetivo é chegar a 100% de energia limpa para todas as operações da MSC. Desta forma, tornaremos zero as emissões indiretas provenientes do consumo de energia elétrica, classificadas como Escopo 2, pelo GHG Protocol, de nossa pegada de carbono”, afirma Flávio D Paula, Gerente Global HSE.

2 - Manufatura

A otimização dos processos produtivos é outro pilar no caminho da neutralização de carbono. Nos últimos três anos, a Maxion diz que trabalhou intensamente na redução no consumo direto de combustíveis em suas operações industriais - dentro das normas Escopo 1 do GHG Protocol.

"O principal combustível que utilizamos de forma direta é o Gás Natural, principalmente nos processos de tratamento térmico e pintura”, explica Anderson Lamim, Gerente da Unidade de pintura da Planta de Cruzeiro/SP, que está liderando o projeto 6 Sigma de Redução de Gás Natural.

De acordo com a MSC, um trabalho conjunto entre as áreas OPEX (Melhoria Contínua) e HSE está em andamento para fomentar ações pela maior eficiência na produção. Na unidade de Cruzeiro, por exemplo, um time multidisciplinar for criado e identificou 18 projetos viáveis para reduzir o consumo de gás natural e, consequentemente, reduzir as emissões de carbono.

"Este é um grande desafio, mas acreditamos que, com o comprometimento e determinação de todos os envolvidos, será possível tornar nossos processos o mais eficiente possível”, completa Lamim.

3 - Produtos com zero carbono

A descarbonização também chega ao produto final da Maxion. Com fontes de energia renováveis, processos eficientes na linha de montagem e investimento em inovação e pesquisa, a empresa conseguirá fornecer componentes automotivos com emissão zero de carbono.

Ao mesmo tempo, a companhia trabalha forte na redução de peso de seus componentes, uma vez que a menor massa das peças ainda contribui para veículos mais eficientes e econômicos, e menos poluentes, obviamente atendendo todos os requisitos de segurança do veículo.

Mas a jornada de zero carbono vai além de fontes de energia renováveis e produtos com menor peso. A origem das matérias-primas também recebe a atenção da MSC, que trabalha com fornecedores com a mesma visão de sustentabilidade, atuando no escopo 3 do GHG Protocol.

"Estamos estudando diversas oportunidades de materiais e qual o impacto de cada um, e iniciando os trabalhos de análise de ciclo de vida de nossos produtos para que possamos avaliar seus impactos, desde sua concepção até o seu destino final, buscando sempre as alternativas mais sustentáveis”, afirma Marco Tulio Ricci, Diretor Global de estratégia e inovação da MSC.

Governança de sustentabilidade

Além das três etapas em busca da descarbonização, a governança se mostra vital para gerenciar as estratégias de sustentabilidade. A Maxion tem Comitês de Meio Ambiente (CMA) em cada uma de suas fábricas, que são formados por profissionais das mais diversas áreas da empresa.

O objetivo destes comitês é promover o conhecimento e envolvimento de toda a empresa nos processos e práticas sustentáveis. 

"Contudo, apenas o CMA não é suficiente. É importante ter um time de HSE forte e organizado para suprir os desafios de sustentabilidade locais. Estamos estruturando nossas equipes e buscando recursos para reduzir os riscos ambientais e atingir os resultados que planejamos”, adianta o Flávio D Paula.

Ciclos que se entrelaçam em busca da descarbonização

Os desafios em busca do carbono zero estão postos para a indústria. Cabe aos principais agentes da cadeia automotiva encontrarem soluções. A Maxion definiu três rotas em busca de processos limpos, renováveis e sustentáveis. Três rotas que se cruzam pela mobilidade do futuro.


Maxion estabelece estratégia baseada em três etapas para tornar sua operação mais sustentável

Compartilhe:

 

Fonte: Automotive Business

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.