Menu dropdown


Representantes de grandes empresas de dentro e de fora do segmento compartilharam suas experiências e cases de sucesso

Publicado em 23/11/2022

A diversidade e inclusão está cada vez mais presente nos discursos das empresas, mas como transformar o que é dito em práticas efetivas? Este tema deu início à 5ª edição do Fórum #ABDiversidade no Setor Automotivo, na manhã de terça-feira, 22, com transmissão on-line.

O evento tem como principal objetivo mostrar como companhias do segmento trabalham diversidade e inclusão e, com isso, trazer inspiração e boas práticas para que a pauta avance de forma mais ampla. Representantes de grandes empresas compartilharam seus aprendizados e cases de sucesso.

O fórum começou com uma apresentação sobre o novo mundo das empresas e o papel da diversidade nele, uma vez que a pandemia acelerou mudanças e trouxe novas responsabilidades para as companhias.

Paula Braga, CEO de Automotive Business, destacou que até poucos anos as empresas do setor automotivo tinham receio de abordar a diversidade e inclusão, mas hoje o cenário é diferente.

"As organizações eram resistentes a mudanças, mas hoje o cenário nos enche de orgulho. É um segmento que passou por um rápido avanço, com as empresas mostrando mais maturidade no tema. Agora, a diversidade ganha força como um diferencial competitivo”, afirmou.

Na abertura do evento, Paula também revelou a data em que ocorrerá a próxima edição do Automotive Business Experience. O #ABX23 será no dia 20 de setembro de 2023.

Posicionamento pela diversidade e gestão de imagem

O posicionamento das montadoras a favor da diversidade, por exemplo, inevitavelmente precisa passar pelas redes sociais, o que muitas vezes abre margem para polêmicas. Nos últimos anos, muitas empresas de dentro e de fora do setor automotivo têm desenvolvido programas de contratação voltados para a população negra e LGBTQIA+, além de se posicionarem em defesa de grupos minorizados em suas propagandas.

No primeiro painel do fórum, profissionais da Volkswagen, Stellantis e Itaú Unibanco compartilharam seus aprendizados com essas iniciativas.

Karine Wohlke Silva Purchio, gerente de Estratégia de RH, Inovação, Diversidade e Cultura, da VW, relembrou uma propaganda da montadora sobre o Polo com um casal LGBTI+, que foi alvo de uma enxurrada de comentários preconceituosos em maio deste ano.

"A nossa resposta em meio à toda polêmica com aquela propaganda foi um aprendizado do quanto precisamos caminhar. Foram anos formando nosso comitê de diversidade e precisamos dialogar ainda mais. Aprendemos a importância da capacitação, do letramento e o respeito foi a base do nosso diálogo”, contou, destacando que, em resposta ao ocorrido, a empresa trabalhou na divulgação de um manifesto que defende o respeito.

Avanços da pluralidade

Já no segundo painel, representantes da Lear Corporation e da Toyota debateram os caminhos para elevar a pluralidade nas empresas e avançar na agenda ESG a fim de potencializar resultados. 

A manhã de debates foi encerrada com uma discussão sobre gestão de grupos de afinidade. Representantes da Basf, General Motors e Mercedes-Benz apontaram como essas iniciativas podem ser produtivas e promover mudanças benéficas para as pessoas e para o negócio.

Lívia Maria de Souza, consultora de Diversidade e Inclusão da Basf, destacou um curso de idiomas personalizado para novos funcionários.

"Temos um curso de inglês diferenciado, com uma aula individual com o professor por entendermos que isso ajuda o estagiário a se envolver por estar em um grupo que pode precisar de uma ajuda a mais”, explicou.


Representantes de grandes empresas de dentro e de fora do segmento compartilharam suas experiências e cases de sucesso

Compartilhe:

 

Fonte: Automotive Business

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.