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Soluções tecnológicas para compra e venda se aprimoram e plataformas investem em qualificação de profissionais

Publicado em 21/10/2022

O mercado de carros usados e seminovos vive um momento único no Brasil. Os modelos de segunda mão viraram alternativa prática enquanto faltam automóveis 0 km nas concessionárias. Neste cenário, e ainda sob efeitos da pandemia, a digitalização na negociação de um veículo tornou-se ainda mais fundamental.

Segundo dados da Fenabrave, o segmento de carros usados anotou mais de 930 mil automóveis de passeio e comerciais leves vendidos em setembro, o segundo melhor mês do ano. Além disso, os mais de 7,1 milhões de carros leves vendidos no acumulado do ano consolidam a tendência de alta para o setor em 2022.

O crescimento das transações amadureceu o mercado de usados e seminovos no que diz respeito às necessidades dos clientes, com a inevitável consolidação das ferramentas digitais. Se em 2017, dados do Google apontavam que 93% dos usuários iniciavam a jornada de compra do carro de forma online, hoje praticamente todo o processo se dá no ambiente virtual - um cenário acelerado ainda mais pela pandemia de Covid-19.

Mudança de hábitos no mercado de carros usados e seminovos

Com o aperfeiçoamento da tecnologia, é possível não só pesquisar, como ver o veículo de forma digital. Lojistas e proprietários disponibilizam vídeos chamadas para apresentar os carros aos interessados, os chats viraram o lugar de negociação e muitas agências levam os veículos até a residência dos clientes para test-drive.

"A capacidade de adaptação dos lojistas e concessionários à nova realidade foi decisiva para a rápida reação do mercado de veículos seminovos e usados. Em um cenário de isolamento social, a indústria automotiva acelerou sua digitalização e passou a oferecer aos compradores parte da jornada que era realizada no offline agora no online”, destaca Flávio Passos, Comercial da OLX.

A maior plataforma de compra e venda online de veículos do país reflete bem essa mudança nos hábitos de consumidores e lojistas no segmento de carros usados. A partir de 2020, a OLX reformulou seu canal digital. Passou a possibilitar vídeos nos anúncios e aprimorou os canais de negociação dentro do site e do aplicativo

O efeito foi imediato: a audiência média da OLX cresceu 20% só no período da pandemia. Hoje, só a área de automóveis registra mais de 20 milhões de usuários em um único mês e anota números impressionantes para o mercado de carros usados. A cada minuto, dois automóveis são vendidos por meio da plataforma. 

Atualmente, em média, a OLX contabiliza 1,7 milhão de anúncios e 130 mil carros comercializados a cada mês. O que representa, para a empresa, 60% do market share dos veículos usados e seminovos anunciados no país. 

Para Flávio Passos, houve um crescimento impulsionado não só pela mudança da rotina do cliente tradicional de carros usados, mas também pela chegada de novos públicos-alvo para o segmento de veículos de segunda mão.

"Houve a chegada de dois novos consumidores ao mercado: a geração Z, que priorizava o uso à posse, e os usuários de transporte público. Ambos foram motivados pela preocupação com sua locomoção durante a pandemia”, completa o executivo.




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