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Mesmo após quase 10 anos, modelos continuam bons na revenda, pouco desvalorizados e bem avaliados pelos proprietários

Publicado em 23/10/2023

O mercado de usados é um mundo de alternativas. Há aquelas mais emocionais, ligadas ao desejo por um determinado modelo, e aquelas mais racionais. Nesse último cenário, o comprador precisa acompanhar uma série de fatores importantes para não errar.
Ter mecânica confiável, boa lista de equipamentos, baixa desvalorização e boa liquidez (ou seja, poderá ser revendido rapidamente) são alguns dos critérios usados nessa escolha.
Se você está nessa busca por um modelo racional e com esse perfil, fizemos uma lista com cinco carros que são bons negócios.

Hyundai HB20
O primeiro da lista é o hatch Hyundai HB20. Lançado em 2012, o dois volumes feito pela montadora sul-coreana sempre foi considerado um modelo mais "premium" na categoria dos compactos.
A avaliação considerava o visual do modelo, bem distinto dos rivais à época, além do acabamento e do conforto a bordo. Na maioria das versões, o modelo oferecia itens como volante multifuncional, ar-condicionado e direção elétrica assistida - itens bem procurado pelos motoristas.
A mecânica trazia os motores Kappa 1.0 de 80 cv e Gamma 1.6 de 128 cv. A dupla era conhecida por ser confiável, o que acabou influenciando na sua durabilidade no mercado, mesmo nos dias atuais.
Na versão mais equipada, a Premium 1.6, vendida entre os anos de 2013 e 2016, o modelo teve depreciação máxima de 8,34% e mínima de -0,63% nos últimos 12 meses. O hatch pode ser encontrado no estoque da Webmotors com preços a partir de R$ 29.990.

Chevrolet Onix
O Chevrolet Onix é conhecido pelos seus proprietários como um carro robusto e bom de revenda. Lançado em 2012, o modelo sempre ofereceu conjuntos mecânicos confiáveis, com os motores "Família 1"  1.0 e 1.4, que rendem 80 cv e 106 cv, respectivamente.
Outro ponto forte do hatch, era a sua lista de equipamentos, que inovou ao oferecer a central multimídia MyLink. Era um dos primeiros do mercado de volume com o equipamento. Além disso, desde a versão de entrada oferece airbag duplo, direção hidráulica assistida, ar-condicionado e freios ABS.
O conjunto faz com que o modelo usado, mesmo dessas primeiras linhas, até 2016, tenha baixa desvalorização. Para se ter noção, as unidades ano 2013 são negociadas atualmente, mais de 10 anos depois, acima do valor de lançamento.
No estoque da Webmotors, o Onix em sua versão de entrada, a LS, apresentado com preço de R$ 29.990, não sai por menos de R$ 32.990.

Toyota Corolla
A vida de alguns carros é bem duradoura, mas se tem um modelo que se destaca nesse quesito é o Toyota Corolla. Mesmo usado, o sedã continua valorizado e parte disso se deve à confiança dos proprietários na marca japonesa.
Em sua 11ª geração, lançada em 2014, o modelo era oferecido em quatro versões. Todas usavam os mesmos motores 1.8 e 2.0 das linhas anteriores, que apenas haviam passado por melhorias e ganhado uma nova transmissão CVT.
Outro destaque do sedã era o aumento de 10 cm no espaço interno, graças a mudanças da plataforma - o entre-eixos do três volumes passou de 2,60 m para 2,70 m.
Somado a isso, o Corolla também era conhecido como carro de bom acabamento, confortável, seguro e bem equipado. O conjunto de pontos fortes faz do sedã um carro bom de revenda mesmo atualmente.
Aqui na Webmotors, encontramos unidades da 11ª geração, que ficou à venda até 2019, com preços a partir de R$ 65.000. A desvalorização do modelo nessas linhas é uma das menores no país, com máxima 7,12% e mínima de -2,64%.

Honda HR-V

Entre os SUVs, a primeira geração do Honda HR-V também é muito bem avaliada pelo conjunto mecânico confiável, pela lista de equipamentos e pela baixa desvalorização.
O modelo foi apresentado ao mercado brasileiro em 2015 e tinha preços a partir de R$ 69.990. O valor é o mesmo pedido atualmente pelos proprietários do modelo que anunciam na Webmotors.
Nessa primeira geração, o modelo era vendido em quatro versões. Todas elas usavam o motor 1.8 flex aspirado, o mesmo do Civic. O motor rendia 140 cv e era considerado muito confiável pelos proprietários. A transmissão podia  ser manual de seis ou CVT.
Um dos pontos altos do SUV era o seu acabamento e o visual então disruptivo. Quem se esquece das maçanetas escondidas do modelo?

Renault Logan
O Renault Logan usado é o único modelo dessa lista com preços encontrados até abaixo dos R$ 20 mil. Vendida entre 2007 e 2013, a primeira geração do sedã era conhecida pela sua robustez e pelo excelente custo-benefício.
Pouco valorizado no mercado, o modelo foi oferecido nesses primeiros seis anos em versões com motores 1.0 16V, 1.6 16V e 1.6 8V. A transmissão podia ser manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades.
A lista de equipamentos era mais simples, mas o modelo se destacava no espaço interno. O sedã da Renault tinha 2,63 metros de entre-eixos e enormes 510 litros de capacidade de porta-malas. Na cabine, era maior que competidores como o Grand Siena (2,51 m de entre-eixos).


Mesmo após quase 10 anos, modelos continuam bons na revenda, pouco desvalorizados e bem avaliados pelos proprietários

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Fonte: Automotive Business

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