Menu dropdown


Energy Source, empresa de São Paulo, oferece solução para veículos da Renault e pretende obter certificação de outras montadoras

Publicado em 26/06/2023

Bateria de carro eletrificado tem reparo? A pergunta, que parece assombrar quem compra um modelo do tipo, tem resposta positiva. Se o veículo está no período da garantia, a concessionária providenciará o reparo ou a troca em caso de mau funcionamento, decorrente de problemas de fabricação.

Caso contrário, comprar uma nova para substituição pode ser um custo salgado. O preço do produto, dependendo do caso, ultrapassa a casa dos R$ 200 mil. Por isso, uma boa alternativa pode ser a reparação da bateria avariada, no caso de não haver cobertura da garantia. 

Ademar Guiotoku, líder da Divisão de Reparo de Baterias da Energy Source, da qual é sócio, incentiva o serviço de reparo e retrofit de baterias elétricas e fechou recentemente um acordo com a Renault do Brasil, para reparos nas baterias de Kangoo, Kwid E-Tech e Zoe. A operação, diz, cobre todos os requisitos exigidos pela montadora, desde as instalações, equipamentos e equipe treinada.

Ainda de acordo com Guiotoku, a Energy Source está preparada para atender veículos elétricos com bateria de íons de lítio e híbridos com baterias de níquel-hidreto metálico, que são os produtos do gênero mais comuns. Atualmente, a empresa está empenhada em obter também a certificação de outras montadoras. Por enquanto, ela tem acordo apenas com a Renault para efetuar reparos em baterias que apresentam problemas durante o período da garantia.

Energy Source oferece solução em economia circular

A Energy Source também é capaz de executar o serviço de reuso das baterias, utilizando para isso os módulos substituídos durante o reparo das baterias (estes não servem mais como bateria motriz dos veículos), e montando power banks com diversas aplicações.

É extraído, assim, o máximo de energia da bateria, antes de seguir para a reciclagem, quando é realizada uma operação de hidrometalurgia para recuperar os metais como lítio, cobalto e manganês, que são suprimentos para a indústria.

Guiotoku explica que ao final da garantia de um carro elétrico, em média depois de oito a dez anos de uso, o valor do veículo poderá sofrer uma forte depreciação devido a grande preocupação com a vida útil da bateria. Nessa situação, a empresa tem um projeto de retrofit, com a remanufatura do produto.  

A operação consiste em montar uma bateria com módulos classificados como classe A, que atenda aos parâmetros e especificações pré-determinadas junto a montadoras. São garantidas, dessa forma, a qualidade e a confiabilidade da bateria renovada.

 "O mercado de usados já tem uma solução, que é boa para o cliente, para o fabricante do veículo e para o meio ambiente”, assegura o sócio da Energy Source. Guiotoku acredita que outras empresas vão seguir os mesmos passos, agregando valor aos veículos usados. Energy Source, empresa de São Paulo, oferece solução para veículos da Renault e pretende obter certificação de outras montadoras

Compartilhe:

 

Fonte: Automotive Business

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.