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Vendas e produção voltaram a apresentar retração nos volumes em maio, aponta Anfavea

Publicado em 07/06/2023

O segmento de caminhões chega a maio praticamente sem nenhuma novidade no front. Desde janeiro, quando passou a valer a regulamentação de emissões Euro 6 no país, o preço dos veículos novos disparou e derrubou as vendas no mercado. A produção, por sua vez, também foi junto.

Segundo dados da Anfavea, divulgados na terça-feira, 6, os emplacamentos de caminhões até maio recuaram 4% na comparação com o janeiro-maio do ano passado. O volume produzido, ainda segundo a associação, caiu 31% na mesma base de comparação.

De acordo com Gustavo Bonini, um dos vice-presidentes da entidade, a tendência é a de que nos próximos meses algo de novo aconteça na esteira do pacote de socorro às montadoras lançado pelo Governo Federal na segunda-feira, 5.

De qualquer forma, disse Bonini, o setor liga o sinal amarelo porque o mercado se mostra resistente às compras de veículos equipados com motores Euro 6. Por outro lado, não haverá outra escolha: afinal, o estoque de veículos Euro 5 está acabando e haverá à disposição apenas a versão atualizada na rede.

A queda nas vendas atinge praticamente todos os segmentos. No caso dos pesados, que correspondem à maior fatia no mix de licenciamentos de caminhões no país, a retração no janeiro-maio foi de 6,3%.

A preocupação em torno do cenário é tamanha que montadoras passaram a oferecer no mercado modelos simplificados e, portanto, mais baratos. A estratégia é uma forma de atrair o consumidor frotista que conduz a operação entre a incerteza e o crédito caro.

A produção de caminhões pesados também caiu no período: 25%. Influenciam no resultado não apenas a baixa demanda no mercado doméstico, mas também as exportações, que recuaram 38% nos cinco primeiros meses do ano.

Com tanta queda, as montadoras passaram a promover ajustes nas linhas de montagem. Para ficar nos exemplos mais recentes, a Mercedes-Benz concedeu férias coletivas que duraram até maio. A Scania também adotará a medida em julho. A Volkswagen Caminhões aplicou lay-off em Resende (RJ) em maio.

O ano de 2023 não deverá ser fácil para as montadoras de caminhões se considerarmos suas projeções. A estimativa da Anfavea, mostra uma retração nas vendas de 11% na comparação com o volume emplacado em 2022. Já a produção projetada deverá ser 20% menor na mesma base. Vendas e produção voltaram a apresentar retração nos volumes em maio, aponta Anfavea

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Fonte: Automotive Business

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