Menu dropdown


Como Surgiu a Tabela Fipe? Conheça a História

Publicado em 24/05/2022

Dificilmente encontramos alguém que não tenha se deparado com a tabela Fipe na hora de vender um carro usado ou cotar um novo seguro.

Afinal, a tabela Fipe é uma aliada tanto para quem quer vender, quanto para quem quer comprar um veículo usado ou seminovo. Pois, é uma maneira de conferir o valor de tabela dos veículos no mercado brasileiro.

O Que Significa e Como Surgiu a Tabela Fipe?

Fipe nada mais é do que a sigla de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Assim, com a Fundação criada em 1973, a tabela Fipe surgiu anos depois, em 1998.

E, um dos colaboradores da Fipe, no final da década de 1990, foi Fernando Haddad, professor de ciência política da USP.

Assim, amigo do jornalista Eugênio Bucci, que trabalhava na revista especializada em carros, a “Quatro Rodas”, Haddad teve a ideia após o relato de Bucci ao dizer que, infelizmente, não havia nenhuma ferramenta de confiança para basear os preços dos carros usados e seminovos.

Portanto, surgiu a necessidade dos vendedores e compradores de saberem se os valores praticados estavam dentro da realidade.

Então, Haddad se juntou com alguns de seus colegas da Fipe e, alguns meses depois, lançaram a Tabela Fipe.

Não foi difícil a tabela se tornar popular e conhecida em todo o Brasil. Portanto, logo virou referência nacional quando o assunto é compra e venda de veículos usados e seminovos.

Como Funciona a Tabela Fipe?

A tabela Fipe serve para informar a todos sobre a média de valores praticados na compra e venda de veículos (carros, motos, caminhões) novos, seminovos e usados. Inclusive, ela vale para todo o mercado brasileiro.

Dessa maneira, a tabela é atualizada mensalmente, avaliando os preços praticados naquele mês em 24 estados brasileiros.

Portanto, esse índice de valores se baseia na coleta de preços dos carros, motos e caminhões — usados, seminovos e novos.

E, para calcular o valor, os pesquisadores descartam os preços muito altos ou muito baixos. Afinal, a ideia é criar uma média que possa orientar e servir de base para todos.

Quais são os Critérios Utilizados para Calcular a Média de Valores da Fipe?

De forma geral, na hora de estipular o valor do automóvel, considera-se:

Marca
Modelo
Ano do automóvel

Então, vale ressaltar que a tabela Fipe não considera outros dados importantes, como: estado de conservação, quilometragem, adicionais e acessórios, entre outros.

Portanto, a tabela Fipe pode servir como base, mas não é o principal referencial a ser considerado na hora de vender seu carro. Há casos, inclusive, de quem consiga vender com preços superiores ao praticado pela Fipe. Afinal, este é só um referencial.
Como Surgiu a Tabela Fipe? Conheça a História

Compartilhe:

 

Fonte: Magazine Automotiva

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.