Menu dropdown


Prévia do PIB recua 0,15% em agosto

Publicado em 20/10/2021

Após registrar alta por dois meses consecutivos, o Banco Central informou ontem que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) caiu 0,15% em agosto em comparação com o mês de anterior, na série já livre de influências sazonais. Em julho, o avanço havia sido de 0,23% (em dado revisado). No ano, o IBCBr acumula alta de 6,41% até agosto e de 3,99% em 12 meses.

Em agosto, o desempenho do varejo ampliado, que registrou queda de 2,5%, decepcionou as expectativas, conforme o indicador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta da inflação afetou de maneira acentuada o volume de vendas de supermercados e postos de combustíveis no período e contribuiu para que o comércio varejista brasileiro registrasse seu pior mês de agosto em pelo menos duas décadas.

O comportamento da indústria, que tem sofrido diante dos problemas na cadeia de suprimentos global, também ficou aquém do esperado para o período e registrou queda de 0,7%.

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada no último dia 5 de outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês de agosto foi o terceiro consecutivo em que o setor registrou perdas.

Se varejo e indústria tiveram resultados abaixo do esperado, o volume de serviços prestados, por outro lado, ficou acima do previsto e registrou alta de 0,5%.

O resultado tem relação com o avanço da vacinação contra a covid- 19 e o consequente processo de reabertura da economia.

De julho para agosto, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 139,44 pontos para 139,23 pontos na série dessazonalizada, maior patamar desde junho deste ano (139,12 pontos).

A alta do IBC-Br ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam resultado entre queda de 0,99% e avanço de 0,25%, mas um pouco abaixo da mediana negativa de 0,10%.

Na comparação entre os meses de agosto de 2021 e agosto de 2020, houve crescimento de 4,74% na série sem ajustes sazonais.

Essa série registrou 141,93 pontos em agosto, o melhor desempenho para o mês desde 2018 (143,36 pontos).

Prévia do PIB. Conhecido como uma "prévia do Banco Central para o PIB", o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2021 é de crescimento de 4,7%, estimativa que foi atualizada no último Relatório Trimestral de Inflação (RTI), no mês passado.

No último Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo BC na segunda-feira, 11, a projeção para o crescimento do PIB em 2021 ficou em 5,01%. O Focus reúne as projeções dos economistas do mercado financeiro.
Prévia do PIB recua 0,15% em agosto

Compartilhe:

 

Fonte: Fenabrave

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.