Menu dropdown


Ano fecha abaixo de 2 milhões de veículos leves vendidos

Publicado em 04/01/2021

As vendas de veículos leves em 2020 ficaram longe de serem tão ruins quanto chegou-se a imaginar no meio do ano, quando a pandemia de coronavírus paralisou a indústria e a projeção mais pessimista da associação dos fabricantes, a Anfavea, apontava para um mergulho de 40% e apenas 1,6 milhão de unidades vendidas. Ainda assim, a soma de quase 1,95 milhão de automóveis e utilitários emplacados em 12 meses (segundo números apurados pela Autoinforme) representa importante retração de 26,7% sobre 2019, é pior resultado do mercado brasileiro em 14 anos, ficou abaixo dos 2 milhões e das melhores expectativas alimentadas pelo aquecimento mensal contínuo das vendas no segundo semestre.

Com 231,9 mil veículos leves emplacados, dezembro foi o melhor mês de 2020, conforme já era esperado, consolidando assim vendas mensais acima de 200 mil unidades durante todo o último trimestre. O resultado ficou 8,2% acima de novembro e 8% abaixo de dezembro de 2019, o que aponta para a redução contínua do porcentual de queda das vendas de um ano para outro.

Contudo, esperava-se que o resultado de dezembro fosse um pouco melhor, mais próximo de 240 mil unidades. O desempenho pouco pior pode ser explicado pela desaceleração da demanda nas duas últimas semanas do ano com os feriados de Natal e ano novo, o que se somou à falta dos modelos mais procurados para pronta entrega devido a limitações da produção das fábricas que enfrentam escassez de insumos e trabalham em ritmo mais lento, seguindo protocolos sanitários para reduzir o risco de contágio de Covid-19 pelos trabalhadores.

Com isso, apesar de dezembro ter sido o melhor mês de 2020, o ritmo de emplacamentos diários diminuiu. Foram emplacados em média 10.539 veículos leves em cada um dos 22 dias úteis de dezembro, leve redução de 1,5% em relação aos 10.702/dia de novembro, que registrou a melhor média diária de 2020 – dezembro foi a terceira melhor, atrás de fevereiro (10.701/dia), e um dos únicos três meses do ano em que o índice ficou acima de 10 mil/dia.

Caso o mercado brasileiro mantenha o ritmo do último trimestre de 2020, as vendas em 2021 apontam para perto de 2,5 milhões de unidades.
Ano fecha abaixo de 2 milhões de veículos leves vendidos

Compartilhe:

 

Fonte: Automotive Business

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.