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O Brasil anda sobre duas rodas

Publicado em 03/08/2020

A pandemia multiplicou a dimensão e a importância dos serviços de delivery no Brasil. De uma hora para a outra, todo tipo de produto passou a ser entregue em casa, em volumes muito maiores do que vinham sendo praticados até então.

Isso só foi possível porque os entregadores continuaram nas ruas para permitir que milhões de pessoas ficassem em casa. Ao contribuir para a segurança e o conforto das famílias, esses profissionais se tornaram peças essenciais do combate à disseminação da covid-19.

Como grande parceira dos entregadores, a Honda - detentora de 80% do mercado de motocicletas no País - não poderia deixar de reconhecer a relevância desse trabalho. "A Honda se sente honrada em fazer parte da vida de muitas das pessoas que estão na linha de frente do combate à pandemia", diz o gerente de Marketing da Honda Motos, Odair Dedicação Jr.

CONVERSA DIRETA

A empresa, junto com a Publicis, agência que a atende, convocou o Estadão, para desenvolver um campanha baseada no mote "Projeto Delivery: O Brasil anda sobre duas rodas".

Com duração projetada de três meses, a campanha encontrou ampla aceitação - tanto por parte dos entregadores, orgulhosos pelo reconhecimento, quanto pelo público em geral, que abraçou a causa. "É gratificante ver comentários espontâneos nos canais de mídia social ou formadores de opinião compartilhando a ideia", observa o gerente de Marketing.

Um dos focos da campanha é falar diretamente com os entregadores. No dia 27 de junho, sábado, um tabloide de oito páginas foi distribuído a esses profissionais na cidade da cidade. Os pontos de entrega localizados nos principais bairros de São Paulo foram cuidadosamente selecionados restaurantes e lanchonetes com alta demanda de delivery e hubs das grandes empresas de pedidos online. Também houve uma distribuição nas proximidades de dez concessionárias Honda Motos.

As oito páginas da publicação trouxeram informações relevantes aos entregadores - especialmente orientações sobre prevenção à contaminação pela covid-19 -, dicas de manutenção da moto e indicações dos modelos mais apropriados para esse tipo de trabalho - a exemplo da tradicional linha CG da Honda, produzida no Brasil desde 1976, que apresenta como grandes vantagens a economia e a fácil manutenção.

CONFIANÇA RENOVADA

A campanha, multiplataforma, inclui três vídeos, 18 episódios de podcast e seis reportagens publicadas no site de Economia & Negócios do Estadão, repostagens no canal MotoMotor do portal Mobilidade, além de posts nas redes sociais - Facebook, Instagram e WhatsApp - e mídia livre. Tudo produzido pelo Media Lab do Estadão.

O gerente de Marketing da Honda destaca a diversidade e a qualidade dos materiais. "O projeto desenhado pelo time do Estadão é completo. Alcança o público das mais diversas formas", avalia.

A parceria foi estabelecida com base em uma série de critérios, explica Dedicação. "O Estadão acumula muito know-how com informação séria, tem grande credibilidade e relevância nacional. E soube se atualizar para oferecer um cardápio amplo de estratégias para que os clientes alcancem seus objetivos", descreve.

CONTEÚDO RELEVANTE

Apesar do momento econômico delicado e do ineditismo do período que estamos vivendo, a Honda nunca deixou de acreditar na importância fundamental de manter uma comunicação próxima com seus diversos públicos no Brasil - incluindo 130 fornecedores diretos, centenas de outros prestadores de serviços, 1.100 pontos de venda, 7 mil funcionários e milhões de clientes já conquistados ou em potencial.

Quando a pandemia chegou ao Brasil, a empresa priorizou totalmente a saúde e a segurança das pessoas. A fábrica de Manaus (AM), região duramente afetada pela covid-19, teve a produção interrompida por dois meses, entre 27 de março e 27 de maio.

No que diz respeito à comunicação, o primeiro passo foi revisar tudo o que estava no ar. Foi preciso refazer campanhas que incluíam os chamados call to action - convocação para ações, a exemplo de "vá à concessionária Honda mais próxima".

Após esse passo emergencial, o foco foi direcionado à produção de conteúdo relevante, com duplo objetivo: informação e entretenimento para quem estava em quarentena dentro de casa e orientações de prevenção aos entregadores, que continuam heroicamente trabalhando nas ruas.

COMPRA ONLINE

Os canais de comunicação com as concessionárias também foram reforçados, pois era preciso apoiar e acompanhar o processo de adaptação de cada uma delas às restrições impostas pela pandemia. As ações precisavam se moldar aos protocolos de segurança definidos localmente pelas prefeituras e governos estaduais.

A Honda já estava bem avançada em vendas online, pois ainda em 2017 colocou no ar o sistema My Honda, ligado a todas as concessionárias. Por meio dele, o cliente pode fazer pesquisas, conhecer os modelos e iniciar o processo de compra à distância, finalizado com a concessionária mais próxima.

Durante a pandemia, tornou-se mais comum o processo ser inteiramente feito à distância, incluindo a possibilidade de realização do test-ride com a moto sendo levada em casa.

"A HONDA SE SENTE HONRADA EM FAZER PARTE DA VIDA DE MUITAS DAS PESSOAS QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DO COMBATE À PANDEMIA"  Odair Dedicação Jr., gerente de Marketing da Honda Motos

HORIZONTE AMPLO

O que o futuro reserva ao mercado de motos? Apesar de todas as indefinições deste momento, acredita-se que boa parte das mudanças de comportamento resultantes das circunstâncias da pandemia se tornarão definitivas.

Destaca-se, nesse sentido, o hábito das compras online o que consolidará um amplo mercado de oportunidades de trabalho. O delivery se consolidará como opção de trabalho para milhares de pessoas que perderam o emprego ou passaram a ter dificuldades para exercer suas atividades profissionais.

Como o tempo para a entrega é um diferencial crítico na concorrência entre as empresas que fazem vendas online, desenvolver uma boa estrutura de delivery se tornará um passo cada vez mais estratégico.

"As motos permanecerão também como grandes parceiras do lazer para milhares de brasileiros", lembra o gerente de Marketing da Honda Motos, Odair Dedicação Jr. Afinal, no pós-pandemia, as pessoas estarão ansiosas por passeios e viagens - e nada melhor do que sentir o vento no rosto para retomar a sensação de que a vida poderá ser novamente desfrutada em tudo que ela proporciona.

Além do uso tipicamente urbano e nas viagens, é importante destacar ainda que, como veículos ecléticos que são, as motos estão presentes em cidades e localidades de todos os portes, Brasil afora. "A moto tem grande importância no interior, tanto para trabalho quanto para lazer", observa Dedicação.

O Brasil anda sobre duas rodas

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Fonte: Fenabrave

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