• SINCODIVES

  • LEGISLAÇÃO

  • EVENTOS

  • ESTATÍSTICAS

  • COMUNICAÇÃO

  • ESTUDOS

  • PESQUISA


Governo quer testar projeto piloto para renovação de frota

Publicado em 21/07/2020

Um projeto piloto para testar a implementação do programa de renovação de frota de veículos no Brasil deve ser colocado em prática em breve. Na última sexta-feira, 17, uma reunião entre representantes do governo e de entidades de classe determinaram que Santa Catarina será o primeiro estado a testar o programa Frota Verde, que neste primeiro estágio está sendo desenvolvido pelo Ministério da Economia em parceria com a Secretaria da Fazenda catarinense e com a federação de empresas de transporte de cargas do estado.

 Segundo a Secretaria de Fazenda do estado, a ideia é que o governo estadual conceda crédito presumido para o frotista comprar outro caminhão com até 10 anos de uso em cooperativas e bancos e descartar o veículo mais antigo como sucata. Além disso, prevê revisão de impostos e criação de melhores condições aos frotistas e empresários do ramo.

 O modelo de taxas de juros e de prazo para pagamento do veículo ainda não foi definido. Também não há informações sobre de onde virá o crédito presumido destinado à compra dos veículos.

 A iniciativa é um dos mais antigos pleitos da indústria automotiva no Brasil junto com outras entidades. O projeto mira retirar de circulação mais de 100 mil veículos com mais de 30 anos de idade e que ainda rodam pelas estradas do País. O programa que está sendo desenhado visa incluir não só caminhões, mas também ônibus, micro-ônibus e implementos rodoviários, tais como reboques, semirreboques e carrocerias sobre chassis.

“O programa é uma integração em rede entre os governos federal e estadual e o setor produtivo de bens e serviços, para a reciclagem dos veículos pesados, já que temos uma frota antiga que é muito poluente”, pontua a coordenadora-geral de Ambiente de Negócios do Ministério da Economia, Margarete Gandini.

Margarete acompanha há anos e desde outros governos os temas relacionados ao desenvolvimento da indústria dentro da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação (antigo Ministério da Indústria, MDIC).

 Além dela, também participaram do encontro virtual o secretário de Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli, o vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), José Sprícigo, o vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, o representante da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Samy Kopit, o coordenador das Indústrias do complexo automotivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Thomas Caldellas e o representante do Ministério da Infraestrutura, Antônio Ferreira.

 Ainda de acordo com a Secretaria de Fazenda de SC, nesta semana haverá mais um encontro, desta vez com os empresários de médio e pequeno porte do setor.



Governo quer testar projeto piloto para renovação de frota

Compartilhe:

 

 

Visitas: 31

Fonte: Automotive Business

FALE CONOSCO