Motos: listamos os modelos com melhor custo-benefício do mercadoPublicado em 10/07/2020 A moto zero-quilômetro mais barata da nossa lista custa menos de R$ 7 mil - por isso também é uma das mais vendidas do país - e é um bom quebra-galho para quem ainda teme voltar a pegar transporte público lotado em tempos de pandemia. Seus objetivos são claros: ser econômica, ter manutenção de baixo custo e, ainda assim, ser resistente e confortável. Além disso, pode ser uma opção para quem está começando, já que sua pilotagem é simples graças à sua leveza. Os freios CBS (sistema combinado de frenagem para as rodas dianteira e traseira) oferecem segurança e há garantia de três anos. A Pop 110i pode rodar até 55 km/l, porém, seu tanque é o menor entre as opções listadas, comportando apenas 4,2 litros. Isso lhe confere uma autonomia de até 231 km. O motor de 7,9 cv tem desempenho razoável e fornece agilidade à moto especialmente no uso urbano. FICHA TÉCNICA Motor: Monocilíndrico, 109,1 cm³, arrefecido a ar, 4 tempos, SOHC, gasolina Potência (cv): 7,9 cv a 7.250 rpm Torque (kgfm): 0,90 kgfm a 5.000 rpm Câmbio: Cinco marchas Tanque: 4,2 litros Peso: 87 kg Garantia: 3 anos Dimensões Compr.: 1,84 m Largura: 745 mm Altura do banco: 749 mm Entre-eixos: 1,23 m Total financiado: R$ 8.131,68 Prestações: 24x R$ 338,82 Juros: 2,82% a.m 39,63% a.a Custo de rodagem: R$ 0,24 por km Consumo: Média 55 km/l DAFRA HORIZON 150 - R$ 9.950 A Dafra Horizon pode ser uma boa alternativa para quem procura uma moto com estilo custom - que lembra até motocicletas de cilindradas mais altas - e bom custo-benefício. O modelo é equipado com um eficiente motor de 12,8 cv capaz de rodar até 30 km/l na média combinada entre cidade e estrada, oferecendo uma boa autonomia de até 420 km. Ela também tem boa ergonomia por oferecer um posicionamento confortável para os braços, além de ter pedaleiras largas e avançadas e banco espaçoso. O curso da suspensão traseira, entretanto, é pequeno e pode deixar o piloto mais cansado. Entre os equipamentos, destaque para os freios CBS, lanterna de LED, rodas de liga leve e painel que combina mostradores analógicos e digitais. Uma desvantagem é que sua garantia é de apenas um ano, enquanto algumas concorrentes chegam a oferecer até três anos de cobertura. FICHA TÉCNICA Motor: Monocilíndrico, 149 cm³, arrefecido a líquido, 4 tempos, SOHC, gasolina Potência (cv): 12,8 cv a 7.000 rpm Torque (kgfm): 1,4 kgfm a 5.500 rpm Câmbio: Cinco marchas Tanque: 14 litros Peso: 130 kg (mínimo) Garantia: 1 ano Dimensões Compr.: 2,10 m Largura: 875 mm Altura do banco: 720 mm Entre-eixos: 1,43 m Total financiado: R$ 11.064,96 Prestações: 24x R$ 461,04 Juros: 2,82% a.m 39,63% a.a Custo de rodagem: R$ 0,14 por km Consumo: Média 30 km/l Entre as vantagens da Yamaha Factor 125i está o baixo consumo para uma moto de sua categoria, de 41,5 km/l, o que lhe confere uma boa autonomia - ela chega a rodar mais de 650 km com um tanque de gasolina. Além disso, por ser bicombustível, o motorista pode escolher o combustível que mais lhe convém. O modelo tem ainda painel 100% digital com iluminação branca de LED que mostra indicador de marchas, conta-giros, relógio, hodômetro parcial e indicador Eco, que informa a maneira mais econômica de pilotagem. O banco é largo e anatômico e o design traz lanternas bipartidas, cobertura hexagonal e bagageiro. Há ainda freios UBS, que funcionam da mesma maneira que os CBS. Para quem procura um estilo mais encorpado e esportivo, a Factor 125i é uma escolha racional, que oferece agilidade no trânsito e baixo custo de rodagem. FICHA TÉCNICA Motor: Monocilíndrico, 125 cm³, arrefecido a ar, 4 tempos, SOHC, flex Potência (cv): 11,1 cv (etanol) e 11 cv (gasolina) a 7.000 rpm Torque (kgfm): 8,7 kgfm a 6.250 rpm Câmbio: Cinco marchas Tanque: 15,7 litros Peso: 124 kg (mínimo) Garantia: 3 anos Dimensões Compr.: 2,01 m Largura: 735 mm Altura do banco: 785 mm Entre-eixos: 1,32 m Total financiado: R$ 12.184,08 Prestações: 24x R$ 507,67 Juros: 2,82% a.m 39,63% a.a Custo de rodagem: R$ 0,10 por km Consumo: Média 41,5 km/l Entre os scooters, o chinês Lindy 125 pertence à marca Haojue, trazida ao Brasil pelo mesmo grupo que importa as tradicionais motos da Suzuki. O modelo tem tamanho mais enxuto, com posição de pilotar sentada para oferecer mais conforto. Lentes transparentes, uma prática alça para pendurar bolsas, tomada 12V e pintura de ótima qualidade se destacam entre os seus atributos. O espaço sob o banco é generoso e há ainda um bauleto traseiro , que também é de série, com 26 litros de capacidade - o suficiente para armazenar um capacete fechado. Com potência de 8,4 cv e 0,9 kgfm de torque, a entrega de força é feita de forma linear e sem solavancos graças ao câmbio CVT. É um veículo para um condução mais dócil - inclusive porque suas rodinhas de 10 polegadas são bem vulneráveis a buracos. O Lindy é leve, ágil, prático, silencioso e bonitinho. E o preço é competitivo. FICHA TÉCNICA Motor: Monocilíndrico, 124 cm³, arrefecido a ar, 4 tempos, SOHC, gasolina Potência (cv): 8,4 cv a 7.000 rpm Torque (kgfm): 0,92 kgfm a 7.000 rpm Câmbio: CVT Tanque: 5,5 litros Peso: 106 kg (mínimo) Garantia: 1 ano Dimensões Compr.: 1,78 m Largura: 645 mm Altura do banco: 730 mm Entre-eixos: 1,23 m Total financiado: R$9.330,24 Prestações: 24x R$ 388,76 Juros: 2,82% a.m 39,63% a.a Custo de rodagem: R$ 0,12 por km Consumo: Média 35 km/l HONDA ELITE 125 - R$ 9.101 Lançado no fim de 2018, o Elite 125 substituiu o Lead na linha de scooters da Honda e vem se dando bem no mercado. Entre os destaques, o modelo traz o sistema de frenagem combinada CBS, faróis de LED e painel com tela de LCD que conta com velocímetro digital, conta-giros analógico, hodômetros total e parcial, além medidor do nível de combustível e relógio. Também há um amplo porta-objeto atrás do escudo frontal que traz um gancho para sacolas e mochilas. O assoalho plano ajuda a transportar cargas com facilidade é oferece bom apoio aos pés do piloto. Quanto ao visual, o Elite 125 tem estilo anguloso e moderno, diferentemente do design mais convencional do antigo Lead. Entretanto, as rodas são pequenas (com 12 polegadas na dianteira e 10 na traseira). Isso indica que o scooter tem vocação bem urbana, a despeito da aversão das rodas pequenas pelos buracos. FICHA TÉCNICA Motor: monocilíndrico, 124,9 cm³, arrefecido a ar, 4 tempos, SOHC, gasolina Potência (cv): 9,3 cv a 7.500 rpm Torque (kgfm): 1,05 kgfm a 6.000 rpm Câmbio: CVT Tanque: 6,4 litros Peso: 104 kg (mínimo) Garantia: 3 anos Dimensões Compr.: 2,25 m Largura: 922 mm Altura do banco: 815 mm Entre-eixos: 1,55 m Total financiado: R$ 10.120,91 Prestações: 24x R$ 421,70 Juros: 2,82% a.m 39,63% a.a Custo de rodagem: R$ 0,08 por km Consumo: Média 50 km/l YAMAHA NEO 125 UBS - R$ 9.800 Com seu tamanho compacto e somente 96 kg, mas com motor espertinho, o Neo 125 oferece agilidade no trânsito e é amigável para todo tipo de motociclista, inclusive mulheres, que costumam preferir scooters a motos tradicionais pela posição de guiar e praticidade. O guidão compacto e baixo auxilia em manobras de baixa velocidade e o assento generoso ajuda a não cansar fácil. O garupa vai bem e é servido por alças e pedaleiras de alumínio. Já o porta-objetos de 14 litros permite levar somente um capacete aberto, por exemplo. Suave, o câmbio CVT tem bom entrosamento com o motor de funcionamento macio. Apesar de o desempenho não causar grandes emoções, o 1 kgfm de torque a 7.000 rpm é suficiente para acelerar o scooter da imobilidade aos 70 km/h com rapidez surpreendente. As frenagens são competentes graças aos freios combinados UBS. FICHA TÉCNICA Motor: Monocilíndrico, 125 cm³, arrefecido a ar, 4 tempos, SOHC, gasolina Potência (cv): 9,8 cv a 8.000 rpm Torque (kgfm): 1,0 kgfm a 7.000 rpm Câmbio: CVT Tanque: 4,2 litros Peso: 96 kg (mínimo) Garantia: 3 anos Dimensões Compr.: 1,87 m Largura: 685 mm Altura do banco: 775 mm Entre-eixos: 1,26 m |
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Fonte: Automotive Business