Menu dropdown


Confiança do consumidor registra menor patamar desde maio de 2019, mostra FGV

Publicado em 21/02/2020

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas recuou 2,6 pontos em fevereiro, em relação ao mês anterior, para 87,8 pontos, o menor nível desde maio de 2019. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 0,6 ponto.

Em fevereiro, as avaliações sobre o presente tiveram melhora enquanto as expectativas em relação aos próximos meses pioraram. O Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 2,2 pontos ante o primeiro mês de 2020, para 80,9 pontos, o maior nível desde janeiro de 2015 (81,6 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu pelo segundo mês consecutivo, com baixa de 5,7 pontos de janeiro para fevereiro, retornando ao mesmo patamar de julho de 2018 (93,2 pontos).

Entre os quesitos que integram o ICC, o indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis nos próximos meses, pelo segundo mês consecutivo, foi o que mais influenciou na queda da confiança ao ceder 12 pontos, para 64,3 pontos, o menor nível desde dezembro de 2016 (63,4 pontos), acumulando perda de 17,4 pontos nos últimos dois meses.

O resultado parece estar sendo influenciado por uma revisão das expectativas em relação à economia nos próximos meses e um menor otimismo com relação a situação financeira das famílias e do emprego, diz a FGV.

Houve perda de confiança para consumidores de todas as classes de renda, principalmente para aqueles com renda familiar mensal acima de R$ 9,6 mil, cujo índice de confiança recuou 3 pontos. Com exceção das famílias de menor poder aquisitivo (até R$ 2,1 mil), a queda do ICC foi influenciada pela redução no ímpeto de compra de bens duráveis.

O levantamento coletou informações de 1.713 domicílios entre 31 de janeiro e 18 de fevereiro.
Confiança do consumidor registra menor patamar desde maio de 2019, mostra FGV

Compartilhe:

 

Fonte: Fenabrave

Segurança de armazenamento de dados.

Site seguro
https://sincodives.com.br/ https://sincodives.com.br/

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.