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Governo brasileiro tentará aproximação com Tesla

Publicado em 20/02/2020

Por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações(MCTIC), o governo brasileiro deverá tentar uma aproximação com a Tesla, nos Estados Unidos, para que o Brasil seja lembrado pela fabricante de carros elétricos caso exista interesse da empresa em instalar uma fábrica na América Latina. O processo é incipiente e o primeiro contato sequer foi tentado ainda.

Isso é tudo que de fato existe até o momento, ao contrário de diversas matérias publicadas por alguns veículos de imprensa nos últimos dias, que davam a negociação como certa e indicavam que uma Gigafactory (como são chamadas as fábricas modulares da Tesla projetadas para crescer muitas vezes conforme o aumento da demanda) poderia ser instalada em Criciúma (SC) até 2023. Até agora a Tesla sequer tem importador oficial no Brasil.

INTERPRETAÇÕES APRESSADAS

 Os rumores foram alimentados após uma reunião no último dia 12, na sede do MCTIC em Brasília, entre o ministro da Pasta, Marcos Pontes, o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Criciúma, Claiton Pacheco Galdino, que esclarece: “Participei de uma missão ao Vale do Silício (nos EUA) e soube que a Tesla vai construir fábricas na China e Alemanha, pensei que o Brasil deveria entrar nessa lista caso existisse interesse na América Latina. Eu e o deputado Daniel Freitas, que é da nossa região e defensor da maior adoção de carros elétricos no País, aproveitamos a oportunidade de nos encontrarmos com Marcos Pontes para sensibilizar o MCTIC em atrair uma indústria como essa para o Brasil. Não há nenhuma negociação direta com a empresa. O ministro comprou a ideia e disse que iria tentar um contato inicial com a embaixada dos Estados Unidos, para saber o que é necessário, que tipo de política adotar. É tudo que existe até agora.”

Em entrevista a Automotive Business, Galdino também afirmou que o município de Criciúma não ofereceu quaisquer incentivos à empresa, nem existem planos nesse sentido no momento.

“Claro que gostaríamos de atrair uma empresa como a Tesla. A região tem bom nível educacional, estamos a poucos quilômetros do porto e temos ligação ferroviária direta, temos terrenos a oferecer, mas não começamos nenhuma negociação, nem sabemos se podemos ser escolhidos para isso. Não é trazer para cá uma montadora como outra qualquer. A Tesla é uma empresa de alta tecnologia que tem demandas muito específicas para serem atendidas”, explica Claiton Galdino.  

Segundo Galdino, os rumores de fábrica da Tesla em Criciúma só foram alimentados porque ele e o deputado Freitas são da região. Mas um quarto participante, incluído na agenda da reunião do dia 12 com o ministro Pontes, contribuiu muito para alimentar as interpretações apressadas de que as negociações com a fabricante já estivessem mais avançadas. Anderson Pacheco, engenheiro de manufatura de motores elétricos da Tesla, de fato participou por videoconferência do encontro, mas não como representante da Tesla.

 Galdino esclarece novamente: “Anderson e eu somos amigos, estudamos na mesma escola técnica do SATC, em Criciúma. Quando o ministro Pontes esteve na cidade e visitou a instituição, contei que a Tesla tinha um engenheiro formado ali. Ele ficou curioso em conhecer a história de como um menino de família humilde, que fez ensino técnico no interior de Santa Catarina, chegou a trabalhar fora do País em posição de destaque em uma empresa de alta tecnologia. Aí aproveitamos a ida a Brasília na semana passada e combinamos o contato por videoconferência, porque o Anderson estava viajando, na Alemanha. Mas ele só participou de uma parte do encontro, nem ouviu o que conversamos depois, não negociou nada pela Tesla, nem tinha autoridade para isso, foi só uma apresentação dele ao ministro”, afirma o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma.

MOTIVAÇÃO PARALELA

Daniel Freitas teve motivação paralela para promover o encontro com o chefe do MCTIC. O deputado bolsonarista também foi defender o Projeto de Lei 4285/2019, de sua autoria. Ainda em fase inicial de tramitação na Câmara, a proposta isenta carros elétricos de pagamento de IPI e do imposto de importação – desde o ano passado veículos movidos exclusivamente a energia elétrica já são isentos da alíquota de importação e recolhem IPI reduzido, aplicado conforme peso e eficiência energética. O PL 4285 também garante incentivos fiscais para modelos elétricos ou híbridos que sejam produzidos no Brasil.

 Segundo o portal NSC Total , Freitas tem relação de proximidade com o ministro Pontes e disse que a reunião no MCTIC foi marcada com o objetivo de traçar um planejamento na aproximação com “uma montadora norte-americana de altíssimo padrão tecnológico” – ele não disse abertamente que era a Tesla. De acordo com o deputado, a ideia é fazer o governo federal mostrar vantagens para viabilizar a vinda dessa “empresa” ao Brasil e, numa segunda etapa, promover esforços para a instalação de uma fábrica em Santa Catarina.

Governo brasileiro tentará aproximação com Tesla

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Fonte: Automotive Business

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