A quilometragem ainda assusta quem está de olho em um carro elétrico usado?Publicado em 30/06/2025 Pois um teste conduzido pela empresa britânica RSEV pode mudar essa percepção de uma vez por todas.Especializada em vendas e manutenção de EVs, a empresa resolveu colocar frente a frente dois Tesla Model 3 Long Range: um novinho, com apenas 29 mil km, e outro com impressionantes 360 mil km rodados. A ideia era simples — descobrir se a eficiência de um carro elétrico realmente sofre com o tempo e o uso intenso. Os dois modelos, absolutamente idênticos em motorização e especificações, foram conduzidos no mesmo dia, pelas mesmas estradas e sob as mesmas condições. E o resultado? Uma diferença praticamente irrelevante. Após um trajeto de 320 km por vias urbanas, rodovias e trânsito pesado, ambos usaram exatamente 65% da carga total da bateria. O Tesla com baixa quilometragem registrou 7,32 km/kWh, enquanto o veterano fez 7,25 km/kWh — uma diferença tão pequena que pode ser atribuída a pneus diferentes ou variações mínimas de condução. Mais do que números, o teste traz um alívio para quem cogita a compra de um elétrico com quilometragem elevada. Os motores elétricos se mostraram tão eficientes quanto no primeiro dia de uso, e o desempenho geral permanece praticamente intacto. Claro, componentes como buchas de suspensão e rolamentos ainda exigem atenção com o tempo, mas saber que o coração do carro — motor e bateria — continua firme e forte muda o jogo. Falando em bateria, o Model 3 de alta quilometragem ainda retém 89% da sua capacidade original. Isso significa que ele continua oferecendo autonomia mais que suficiente para a maioria dos deslocamentos diários. E o mais impressionante: ambos os carros testados continuam com os mesmos motores e pacotes de bateria de fábrica. Se você ainda duvida da longevidade dos EVs, talvez esse teste da RSEV seja a prova que faltava. Afinal, quantos carros a combustão chegam a 360 mil km sem precisar de uma cirurgia completa no motor? Esse Tesla, pelo visto, ainda tem muita energia para queimar — ou melhor, para economizar. |
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Fonte: Notícias Automotivas