Em edição do Radar Podcast oferecida pela Vtech, Vicente Massaroti, diretor técnico da empresa, fala dos desafios de qualidade do setor, de sustentabilidade e de como envolver toda a cadeia de fornecimento no temaPublicado em 27/06/2025 Diante da crescente demanda por eficiência e sustentabilidade na indústria automotiva, a metrologia surge como peça fundamental para otimizar processos e reduzir desperdícios no setor. É esse o tema da conversa com Vicente Massaroti, diretor técnico da Vtech, empresa com 25 anos de experiência no Brasil e mais de 450 sistemas instalados.Em episódio especial do Radar Podcast oferecido pela empresa, o executivo trata de como a tecnologia de medição sem contato é aliada para contornar tanto desafios tradicionais, quanto as novas questões da indústria automotiva. Segundo ele, as fabricantes de veículos têm adotado sistemas de metrologia integrados, o que agiliza inspeções, minimiza falhas e retrabalhos e, com isso, garante qualidade sem prejudicar a produtividade. "Qualidade não é inimiga da produção, mas sua aliada”, diz o executivo. "Não há milagre: é preciso construir uma cultura de qualidade passo a passo”, afirma. Vicente entende que o setor automotivo precisa tratar a qualidade como parte do negócio, algo que vai desde as grandes montadoras até os fornecedores mais distantes da cadeia. Menos investimento e mais sustentabilidade Em tempos de busca constante por redução da pegada de carbono da indústria automotiva, a metrologia é indicada pelo diretor da Vtech como aliada. Ele aponta que tecnologias de medição e precisão contribuem para eliminar desperdícios e reduzir as emissões de CO2. E, assegura que, ao contrário do que muitos pensam, o investimento em metrologia é mais acessível do que se imagina. "O investimento é feito apenas uma vez, sem a necessidade de que a empresa faça um aporte em cada projeto”, diz. "A metrologia não está confinada a laboratórios. Ela é flexível, acessível e essencial para quem quer produzir melhor, com menos erros e mais sustentabilidade”, conclui Vicente. |
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Fonte: Automotive Business