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Tecnologia voltada para o setor de mineração permite que conjunto opere com 70% de combustível de origem vegetal, o que reduz a emissão de CO2

Publicado em 26/06/2025

A Cummins afirmou que obteve um importante avanço no seu projeto de motor biocombustível a etanol e diesel voltado para aplicação em veículos usados em atividade de mineração. Segundo a empresa, a operação de uma nova célula de teste para o propulsor de duplo combustível foi bem sucedida.

As células são desenvolvidas na fábrica de Seymour, Indiana (EUA), e servem para diversos motores de alta potência, com capacidades de 38 litros a 95 litros. O que garante a transição para diversos tipos de combustíveis alternativos em variados cenários de teste e a redução de emissão dos veículos.

O projeto é feito em parceria com a Vale e a Komatsu. Ele foi anunciado em julho de 2024, com o objetivo principal de adaptar motores diesel que já existem nos caminhões da Komatsu para operarem com etanol.

Como são os caminhões com o motor que usa etanol e diesel

Os caminhões têm capacidade de 230 a 290 toneladas da Komatsu e são os primeiros a operar com 70% do tanque de etanol, o que reduz potencialmente as emissões de CO2 em até 70%.

"Os sistemas bicombustíveis etanol/metanol e diesel oferecem benefícios significativos à indústria de mineração, incluindo a possibilidade de descarbonização de até cerca de 70%, reduzindo dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio e material particulado, ao mesmo tempo em que mantêm a produtividade e o desempenho exigidos,” garante o líder de programas de inovação da Cummins, Luke Mosier.

Os testes com o motor QSK60 devem continuar até 2026. Depois começam as avaliações em campo nas instalações da Komatsu. Tecnologia voltada para o setor de mineração permite que conjunto opere com 70% de combustível de origem vegetal, o que reduz a emissão de CO2

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Fonte: Automotive Business

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