DATA - Data
sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
Defendendo os interesses e representando a categoria.
SMAPF - Menu de Context
SMAPN - Titulo

Maus Hábitos ao Volante

CONT - Conteúdo

OS 10 ERROS MAIS COMUNS COMETIDOS PELOS MOTORISTAS

1. Segurar a embreagem
A embreagem serve para suavizar a troca das marchas, evitando aqueles solavancos. A utilização da embreagem numa ladeira, para segurar o veículo e impedir que ele desça, causa graves danos ao sistema. E abandone o hábito de ficar com o pé apoiado no pedal da embreagem. A dica é utilizar os freios.

2. Virar o volante com força
Se você costuma virar o volante com o carro parado, e usando força, pare já. Quando você faz isso, os componentes do sistema de direção são forçados de forma excessiva..

3. Aquecer o carro antes de dar a partida
Os carros de hoje são modernos o suficiente e vêm programados para dosar ar/combustível nas bombas de óleo e combustível, garantindo o desempenho do motor mesmo frio.

4. Não fazer a troca de óleo
A troca do óleo deve seguir as normas do manual de cada automóvel. Deve-se usar sempre a mesma marca, porque os aditivos são diferentes. Além disso, não é indicado completar o óleo, porque as características são distintas, mas esperar esgotar para fazer a reposição. Caso esses procedimentos não sejam feitos, a vida útil do motor poderá se tornar menor.

5. Descansar a mão na alavanca do câmbio
As engrenagens da caixa de câmbio são acionadas por um dispositivo que é chamado de trambulador, que é o movimento através de cabos que são ligados à alavanca de marchas. Por isso, quando você descansa a mão sobre a manopla do câmbio gera tensão nesses cabos, que forçam as engrenagens, desgastando-as.

6. Acelerar o carro no sinal vermelho
Pode parecer inofensiva, mas essa prática, além de contribuir para um gasto maior de combustível, também desgasta os pneus.

7. Sobrecarregar o carro
Todo carro tem um limite de carga. Transportar carga além da capacidade aumenta o desgaste da suspensão, o consumo de combustível e exige mais dos pneus e dos freios.

8. Descer ladeira em ponto morto
Alguns motoristas acreditam que descer ladeira em ponto morto funciona para poupar combustível. Enganam-se! Afinal, o carro entende que precisa de mais combustível para se manter em funcionamento.

9. Lavar o motor do carro
Motor limpinho nunca mais! A água pode danificar alguns dos componentes eletrônicos que são instalados no capô. Hoje em dia, há estabelecimentos especializados para fazer a limpeza de motores.

10. Passar na diagonal em quebra-molas
Péssimo hábito, principalmente de quem tem carros com suspensão baixa. O sistema de suspensão foi feito para funcionar em qualquer situação, mas, ao submeter o carro na diagonal, você acaba sobrecarregando molas e amortecedores de um único lado. 


Fonte: Concessionárias de Veículos